sexta-feira, 3 de março de 2017

Passo-a-passo para longe

"Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!" Salmo 1:1 - NVI

Eu percebo nesse versículo algumas coisas que podemos aprender: o passo-a-passo para longe de Deus.
Às vezes, sem perceber, acabamos nos afastando gradativamente de Deus e da comunhão com a igreja quando começamos a seguir, mesmo que aos poucos, alguns comportamentos que nos atrapalham e nos tiram o foco de Jesus e sua cruz.
Isso pode acontecer gradativamente, quando começamos a dar mais valor a argumentações e ideias contrárias à palavra de Deus e tudo aquilo que aprendemos com ela ao longo da vida.

Pensarei rapidamente nos três passos descritos nesse versículo:

1) Seguir o conselho dos ímpios - O primeiro passo para longe de Deus inicia-se dando ouvidos a maus conselhos de quem não tem seus valores pautados na bíblia. Ao ser influenciado por maus conselhos, a minha cosmovisão cristã sofrerá interferências.
Durante a minha caminhada com Deus, vou moldando a minha vida pela bíblia, aprendendo os verdadeiros valores e corrigindo velhas atitudes. Obviamente essa "reforma" irá continuar até o fim da vida.
Ao dar ouvidos a maus conselhos, vou infectando a minha visão de mundo, correndo o risco de relativizar alguns assuntos, alterando uma série de valores morais e éticos. Com o tempo terei perdido grande parte desses valores, não percebendo a importância de se ter uma base sólida em Cristo e deixo de combater argumentos contrários à palavra de Deus.
Aos poucos a verdade absoluta pode ser transformada em verdade relativa moldada ao meu estilo de vida e àquilo que eu considero como certo ou errado, da minha perspectiva de ver as coisas.

2) Imitar a conduta dos pecadores - Após quebrar a segunda barreira, fica mais fácil agir da mesma maneira daqueles que me influenciaram. O relativismo é mais perceptível em minhas atitudes e palavras e agora aqueles que estão caminhando com Deus correm risco de ouvir os meus maus conselhos, pois estarei junto (na mesma "sintonia") com aqueles que não seguem a Deus e não aplicam suas vidas na palavra dEle.
Com essa barreira quebrada, estarei muito mais vulnerável a aceitar argumentações contrárias a tudo o que havía construído anteriormente.

3) Assentar-se na roda dos zombadores - Ao chegar aqui estarei muito longe da palavra de Deus, servindo de mau testemunho como um cristão (isso se de fato eu era um), e até aceitando zombarias contra tudo o que é sagrado. Incrivelmente poderei estar até indo na igreja aos domingos, participando das reuniões, mas só eu e Deus saberemos o quanto estarei com a mente longe do Pai.

Esses três passos exemplificam como o distanciamento pode ocorrer na vida de um cristão.
Primeiro ele dá ouvidos a quem não deveria. Após colocar "para dentro" esses maus conselhos, suas atitudes passam a ser bem parecidas com pessoas que não servem a Deus, e por último acabam por estar junto ou concordando com quem zomba de Deus e de tudo o que está relacionado: bíblia, igreja, valores e padrões, etc.

É necessário observar onde estamos, o ambiente em que estamos inseridos, as pessoas com quem nos relacionamos e ter a nossa mente voltada a Deus, pois as más influências estão em todo lugar.

Obviamente não precisamos ter medo ou algum tipo de repulsa ao conversar com as pessoas. Se conhecemos a verdade e nos aplicamos em nosso relacionamento com Deus em oração e lendo a bíblia, iremos ter um estilo de vida agradável a Ele. Toda essa vivência nos dará sabedoria para perceber as más influências e não concordar com assuntos que não nos convém.
Quanto mais conhecemos a verdade, mais perceberemos a mentira, mesmo que ela seja muito parecida com a verdade.

Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Sugestões? Adições?